sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Lixo extraordinário, um filme premiado













Filme sobre Vik Muniz abre festival no Museu de Arte Moderna de Nova York


Veja um trailer do filme:

http://www.youtube.com/watch?v=1Q2qySUA_UM

Um documentário sobre a figura do artista brasileiro Vik Muniz e sua relação com os coletores do maior aterro sanitário do mundo, o Jardim Gramacho, abrirá a oitava edição do festival de cinema que o Museu de Arte Moderna de Nova York dedicará ao Brasil, a partir de 15 de julho próximo (15/07/2010). O Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, é o maior aterro sanitário do mundo.
Lixo extraordinário, dirigido por Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley mostra a relação de três anos que se estabeleceu entre Muniz e os "catadores", os habitantes do lixão que proporcionam ao artista objetos usados em suas imagens, informou a organização do festival. O evento acolherá um total de 11 longas-metragens e quatro curtas-metragens, tanto de novos cineastas como de veteranos. O fio condutor do festival será este ano a colisão dos estilos de vida modernos, a expansão urbanística e a força da natureza na paisagem brasileira.
O filme foi premiado em fevereiro deste ano (2010) pela organização de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional na Berlinale. O documentário Lixo Extraordinário (Waste land) foi filmado ao longo de três anos. Ele acompanha o artista plástico brasileiro Vik Muniz, nascido em 1961, em sua viagem do Brooklyn (EUA), onde vive, até Jardim Gramacho.
Vik Muniz fotografou no local um grupo de catadores. O objetivo inicial era pintar retratos dos catadores com lixo, mas o trabalho do artista com eles, longe de Jardim Gramacho, revela a dignidade e desesperança destas pessoas.
Waste land desafia nossos preconceitos e ideias preconcebidas sobre pessoas que vivem nos extremos da sociedade. Retrata os protagonistas como pessoas com dignidade e abre o coração do espectador para a possibilidade de uma transformação através da coragem e da criatividade, destacou a Anistia Internacional ao conceder o prêmio de 5.000 euros. "Quando conheci o trabalho de Vik Muniz, fiquei fascinada. Ele já havia feito uma série de obras maravilhosas usando lixo. O uso de materiais usados é algo que o distingue. Quando começamos a conversar, soube que uma colaboração entre Vik e os catadores seria potencialmente muito dramática", declarou Lucy Walker.
Entre 3.000 e 5.000 pessoas vivem perto do aterro e outras 15.000 subsistem do que retiram de Jardim Gramacho. "Estas pessoas estão no outro extremo da cultura de consumo. Pensava que encontraria pessoas derrotadas e destruídas, mas eles são sobreviventes", destacou Muniz.
O cinema clássico brasileiro também estará representado com filmes-chave do diretor Cacá Diegues, uma das figuras centrais do movimento Cinema Novo, que se iniciou nos anos 1960 e esteve vigente até a década de 1970. A representação do cinema brasileiro estará acompanhada por diversos gêneros musicais do país com a presença do grupo de jazz de Adriano Santos e o som maracatú da banda Nation Beat, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.