terça-feira, 25 de agosto de 2009

Barroco





















Michelangelo Merisi (Caravaggio)

O termo Barroco denomina genericamente todas as manifestações artísticas dos anos 1600 e início dos anos 1700. Além da literatura, estende-se à música, pintura, escultura e arquitetura da época. A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII), mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também no continente americano, trazidos pelos colonizadores portugueses e espanhóis.
























Velázquez, As Meninas

O barroco ou seiscentismo, teve início em Portugal com unificação da Península Ibérica, fato que acarreta ao período intensa influência espanhola, e também faz surgir outra denominação para o período, Escola Espanhol. No Brasil, o barroco teve início em 1601.
Barroco deriva da palavra "verruca" do latim, que significa elevação de terreno em superfície lisa. Toda pedra preciosa que não tinha forma arredondada era chamada barrueca, termo aplicado para designar pérolas de forma irregular. Logo após, toda e qualquer coisa que possuia forma bizarra, que fugia do normal, era chamada de barroque.
O poeta italiano Giosuè Carducci foi quem em 1860, adjetivou o estilo da época dos Seiscentos, referindo-se as manifestações artísticas ocorridas no ano de 1600, como sendo Barroco.


















Rembrandt, Lição de Anatomia do Dr. Tulp

As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, que os artistas renascentistas procuram realizar de forma muito consciente. Na arte barroca, predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista. O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas; bem e mal; céu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; espírito e matéria.

































Rubens, Vênus no Espelho

(Gabriele Flesch)

4 comentários:

  1. MAIRA WEBER BURTETT


    Barroco

    O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. A primeira manifestação de traços barrocos, se bem que misturado ao estilo gótico e românico, pode ser encontrada na arte missionária dos Sete Povos das Missões na região da Bacia do Prata. Ali se desenvolveu, durante um século e meio, um processo de síntese artística pelas mãos dos índios guaranis com base em modelos europeus ensinados pelos padres missionários. As construções desses povos foram quase totalmente destruídas. As ruínas mais importantes são as da missão de São Miguel, no Estado do Rio Grande do Sul. Entre os anos de 1700 e 1730 uma vegetação de pedra esculpida tende a se espalhar nas fachadas, como imitação dos retábulos, seguindo a lógica da ornamentação barroca. Em 1703 o dinamismo conquista o exterior pela primeira vez de forma ostensiva na fachada em estilo plateresco da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, em Salvador. No entanto, vale notar que tal exuberância representa uma exceção no barroco brasileiro, pois mesmo em seu período áureo as igrejas barrocas nacionais, tal como as portuguesas, são marcadas por um contraste entre a relativa simplicidade de seus exteriores e as ricas decorações interiores, simbolizando dessa forma a virtude do recolhimento, requisito necessário à alma cristã. Esses primeiros 30 anos marcam a difusão no Brasil do estilo "nacional português", sem grandes variações nas diversas regiões. Surge então um novo ciclo de desenvolvimento do barroco entre meados de 1730 e 1760, com predominância do estilo português "joanino", cuja origem remonta ao barroco romano. Há uma significativa barroquização da arquitetura com a construção de naves poligonais e plantas em elipses entrelaçadas. Destaca-se no período, com ressonâncias posteriores, a atuação dos artistas portugueses Manuel de Brito e Francisco Xavier de Brito.

    ResponderExcluir
  2. Maíra Bitencourt

    Falando como leiga total, as vezes tenho alguma dificuldade em diferenciar o Barroco do Renascentismo.. em algumas obras específicas é fácil, ams em outras parece nao ter diferença... gostaria de saber se dá pra aplicar um movimento de pintura mesmo estando fora da 'época'.. por exemplo, alguem que pintasse hoje algo como o barroco estaria puramente imitando o já existente?

    ResponderExcluir
  3. Abaixo destaco algumas curiosidades do BARROCO

    O termo "barroco" advém da palavra portuguesa homónima que significa "pérola imperfeita". Foi usado desde a Idade Média pelos escolásticos como um termo mnemônico do silogismo, indicando um raciocino estranho, tortuoso, que confundia o falso com o verdadeiro.

    A arte barroca originou-se na Itália, pelo século XVII, mas não demorou a se espalhar por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis. As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, que os artistas renascentistas procuram realizar de forma muito consciente; na arte barroca predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista. É uma época de conflitos espirituais e religiosos. O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas: bem e mal; Deus e Diabo; céu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; paganismo e cristianismo; espírito e matéria.

    SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS SÃO:

    *Emocional sobre o racional;

    *Busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas;

    *Entrelaçamento entre a arquitetura e escultura;

    *Violentos contrastes de luz e sombra;

    *Pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida.

    CARACTERISTICA DA PINTURA BARROCA:

    *Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista.

    *Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.

    *Realista, abrangendo todas as camadas sociais.

    *Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática.

    PINTORES BARROCOS ITALIANOS:

    Caravaggio - o que melhor caracteriza a sua pintura é o modo revolucionário como ele usa a luz. Ela não aparece como reflexo da luz solar, mas é criada intencionalmente pelo artista, para dirigir a atenção do observador. Obra destacada: Vocação de São Mateus.

    Andrea Pozzo - realizou grandes composições de perspectiva nas pinturas dos tetos das igrejas barrocas, causando a ilusão de que as paredes e colunas da igreja continuam no teto, e de que este se abre para o céu, de onde santos e anjos convidam os homens para a santidade.
    Obra destacada: A Glória de Santo Inácio.

    PINTORES DE OUTROS PAÍSES DA EUROPA:

    Velázquez - além de retratar as pessoas da corte espanhola do século XVII procurou registrar em seus quadros também os tipos populares do seu país, documentando o dia-a-dia do povo espanhol num dado momento da história. Obra destacada: O Conde Duque de Olivares.

    Rubens (espanhol) - além de um colorista vibrante, se notabilizou por criar cenas que sugerem, a partir das linhas contorcidas dos corpos e das pregas das roupas, um intenso movimento. Em seus quadros, é geralmente, no vestuário que se localizam as cores quentes - o vermelho, o verde e o amarelo - que contrabalançam a luminosidade da pele clara das figuras humanas. Obra destacada: O Jardim do Amor.

    Rembrandt (holandês) - o que dirige nossa atenção nos quadros deste pintor não é propriamente o contraste entre luz e sombra, mas a gradação da claridade, os meios-tons, as penumbras que envolvem áreas de luminosidade mais intensa. Obra destacada: Aula de Anatomia.

    Andressa de Fraga

    ResponderExcluir
  4. as obras de barroco, é uma liguagem bem diferente dos outros artista , porqu ele mostra a arte deforma abstrata, em que tambem visando essas vimos que elas sao todas envolvidas de alguma maneura mostrandi sentimento. pata ter aquela intenisade que a bora quer dominar sua emoções.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.