terça-feira, 25 de agosto de 2009

Renascimento: Michelângelo Buonarroti (1475-1564)

O Fruto Proibido, Michelângelo

David, Michelângelo

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, um dos maiores nomes do Renascimento. Nascido em Caprese, perto de Arezzo, aos 13 anos ingressa como aprendiz na oficina do pintor Ghirlandaio, um dos principais mestres do Quattrocento florentino.
Em 1489, entra para a Escola de Escultura de Florença e lá permanece até a morte de Lorenzo de Medici, seu mecenas e amigo, em 1492. Nesse período, converte-se aos ideais de beleza e às concepções filosóficas da Grécia antiga. Estuda as esculturas gregas e romanas da coleção dos Medici e aprende anatomia humana.
Em 1496 vai para Roma. Esculpe a Pietá (1498-1499), que se encontra ainda hoje na entrada da Basílica de São Pedro, no Vaticano. De volta a Florença, em 1501, faz a estátua David.


A escultura de Pietá, Michelângelo

Em 1505, o papa Júlio II encomenda-lhe seu túmulo. O artista passa oito meses escolhendo mármores para o mausoléu, mas não termina o projeto. Após a morte do papa, em 1513, esculpe duas grandes estátuas, Moisés e Os Escravos.
Conta o biógrafo Vasari, contemporâneo do artista, que Michelângelo, depois de terminar Moisés e diante de sua perfeição, teria batido no joelho da escultura e pronunciado a tão difundida expressão: “Parla!”.
De 1508 a 1512, pinta o teto da Capela Sistina, com cenas do Velho Testamento. Nomeado primeiro arquiteto, pintor e escultor do Vaticano pelo papa Paulo III, projeta a enorme cúpula da Basílica de São Pedro. Já no fim da vida se dedica principalmente à arquitetura. Morre em Roma.


A Criação de Adão, célebre pintura que Michelângelo fez no teto da Capela Sistina

Obras destacadas: Teto da Capela Sistina, “A Sibila Cumana”, “A Sibila Pérsica”, a “Sagrada Família” (Galeria Uffizi - Florença), entre outras. A Capela Sistina foi construída por ordem de Sisto IV.
Obs.: É nessa própria Capela que se faz o Conclave – reunião com os cardeais após a morte do Papa para proceder a eleição do próximo. A fumaça negra – indica que o Papa ainda não foi escolhido, e a fumaça branca – que o Papa acaba de ser escolhido, ambas avisam o povo na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Michelângelo dominou a escultura e o desenho do corpo humano maravilhosamente bem, pois tendo dissecado cadáveres por muito tempo, assim como Leonardo da Vinci, sabia exatamente a posição de cada músculo, cada tendão, cada veia.
É bem verdade que a Mona Lisa é a obra de arte mais famosa e a sua Última Ceia, a mais reproduzida, mas basta depararmos com os afrescos da Capela Sistina e averiguarmos o conjunto de sua obra, para ficarmos estarrecidos com o talento e o fôlego de Michelângelo. Num certo sentido, Da Vinci era teoria; Michelângelo, prática...
Rafael Sanzio, o terceiro nome do renascimento italiano, retratou a ambos em sua Escola de Atenas, como Platão e Aristóteles.
Michelângelo compôs sonetos e letras de amor para Febo di Poggio, Urbino Tammasso Cavalieri e Cecchino de' Bracci. Quando publicou os poemas, ele alterou partes, para se ler como se tivesse escrito para uma mulher...
(Priscila Charão e Larissa Gomes)

2 comentários:

  1. Michelangelo é um dos maiores artistas que o mundo, mesmo depois de sua morte, reverencia e tem como referência de modelos artísticos. O artista fez história no Vaticano. Suas obras jamais serão esquecidas ou apagadas. Na pintura, Michelangelo soube representar o realismo humano e o sobrenatural em uma mesma tela. A figura de Deus como homem surpreendeu e inovou a arte. Davi e Maria e Jesus Cristo (Pietá) em formas de estátuas mostraram mais do que detalhes, mas consagraram a escultura na forma e curvas perfeitas de um humano.

    Manoela Machado.

    ResponderExcluir
  2. Vale a pena consultar a Enciclopédia de Artes Visuais do Itaú Cultural sobre o Renascimento e seus principais artistas.
    É um conteúdo de qualidade, com credibilidade, pois a curadoria da enciclopédia é do crítico de arte Frederico de Moraes. Os verbetes são constantemente atualizados.
    http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.