terça-feira, 25 de agosto de 2009

Impressionismo



















Claude Monet, Impressão, nascer do Sol, 1872

O termo impressionsimo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Monet, "Impressão, nascer do sol", quando de uma crítica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy: "Impressão, nascer do Sol” – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha." . A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adotaram o título, sabendo da revolução que estavam iniciando na pintura. Pintou também a ponte de rio sena.

Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na pintura européia do século XIX. O nome do movimento é derivado da obra Impressão, nascer do sol (1872), de Claude Monet.
Os autores impressionistas não mais se preocupavam com os preceitos do Realismo ou da academia. A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar a produção pictórica não mais interessados em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas em ver o quadro como obra em si mesma. A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.

O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Havia algumas considerações gerais, muito mais práticas do que teóricas, que os artistas seguiam em seus procedimentos técnicos para obter os resultados que caracterizaram a pintura impressionista.
Principais características da pintura:
* A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.
* As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens.
* As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os pintores costumavam representá-las no passado.
* Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos.
* As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se óptica.
A primeira vez que o público teve contato com a obra dos impressionistas foi numa exposição coletiva realizada em Paris, em abril de 1874. Mas o público e a crítica reagiram muito mal ao novo movimento, pois ainda se mantinham fiéis aos princípios acadêmicos da pintura. Os principais artistas deste movimento artístico são :





Claude Monet





Pierre-Auguste Renoir

(Fabrício Farias)

2 comentários:

  1. Ignorando o fato de "seguir a risca" o Realismo, o Impressionismo passou a valorizar mais as obras, o que era uma ousadia uma vez que o objetivo maior da pintura era a busca pela fidelidade do real.

    Focada nas variações de cores da natureza, a luz e o movimento das pinceladas soltas do impressionismo impulsionaram a música e a literatura impressionista.

    Dentre as diversas contribuições deste movimento que ignora o contorno nítido, gostaria de citar a força que teve para despertar os estudos e pesquisas sobre as ilusões ópticas.

    É preciso dar margem ao imaginário do ser humano, o traço "incompleto" permite essa imaginação a partir das experiências vividas por cada um.

    A respeito do Impressionismo no Brasil, o artista que melhor representou o movimento foi Eliseu Visconti, no século XX, que trouxe o movimento vivo da França. Também inspirou outros artistas brasileiros como Almeida Júnior,
    Thimóteo da Costa, Henrique Cavaleiro e Vicente do Rego Monteiro. O pintor e designer ítalo-brasileiro, Eliseu Visconti, é considerado um
    dos mais importantes artistas brasileiros, nasceu na Itália e estudou
    no Rio de Janeiro.

    Sendo assim, o movimento surgido pela obra "Impressão, nascer do sol", de Oscar-Claude Monet, iniciou uma revolução na pintura, principalmente por romper com o passado, gerando assim, a crítica, a análise e os novos
    campos de pesquisas e evoluções da comunicação, estética e arte.

    ResponderExcluir
  2. Observando a ousadia de artistas como Claude Monet, que de uma pintura clássica, realista, conservadora, passou a pintar quadros que representassem a luz de uma maneira jamais reproduzida, percebo ou fico a imaginar a revolução artística que ele causou com suas obras impressionistas. As tonalidades escuras deram lugar a um intenso contraste de cores onde as formas eram dadas pela reprodução da luz e da cor. Interessante também é saber que os chamados Jardins de Monet representam ao vivo os quadros impressionistas do pintor. Alguns dizem que estar nos jardins é como estar dentro da própria obra. Impressionante...Imagino se tratar de um passeio não só turístico como cultural artístico, que nos aproxima mais da realidade vivida pelo mestre do Impressionismo.
    Jaqueline Barbosa - Estética e História da Arte -6N

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.