terça-feira, 25 de agosto de 2009

Otto Dix - Expressionismo Alemão




“Há coisas que carecem de comentário. Para mim, sempre foi mais importante agir do que falar. Sou um ser visual, não um filósofo. Por isso, tomo sempre novos rumos em minhas pinturas. Mostro o que é a realidade e o que deve ser dito, por amor à verdade”.
Otto Dix


O expressionismo alemão
O expressionismo alemão,que se estendeu por quase todas as artes como o cinema e a pintura, caracteriza-se pela distorção da imagem uso de cores vibrantes e remetentes ao sobrenatural,do retorno ao gótico e a oposição a uma sociedade imersa no desolador cenário do racionalismo moderno pregador do trabalho mecânico.As vibrantes e alucinógenas pinturas expressam um desligamento com o real , a prioridade do "eu" e sua visão pessoal do mundo.

Otto Dix
• 2 dez. 1891: nasce em Gera, Alemanha, numa família proletária.

• 1910-1914: aprendiz de pintor na “escola de Artes e ofícios” de Dresden.

• 1915: Dix participa da primeira guerra como soldado do batalhão de artilharia alemã.
Viveu e sofreu o inferno das batalhas com Armamentos pesados e as lutas nas Trincheiras.

"Eu tenho muita experiência em relação a quem, ao meu lado, repentinamente cai morto abatido por uma bala certeira. Eu tenho experiência direta disso. E eu quis isso. Naquela época eu não era um pacifista – ou era? Talvez eu fosse uma pessoa inquisitiva, curiosa. Eu vi tudo aquilo pessoalmente. Sou uma espécie de realista, você sabe, que viu tudo ao redor com meus próprios olhos e posso confirmar que isto (a tela com uma cena de guerra) é exatamente assim. Tenho muita experiência de toda essa palidez, o abismo profundo da vida para mim mesmo..." Otto Dix




O teor dramático das obras sobre a guerra aparece nos títulos das gravuras: “Túmulo de Soldados”, “Soterrados”, “Mortos por Gás Tóxico”, “Cadáver de Cavalo”, “Ferido”, “Trincheira Destruída”, “Ferido em fuga”, “Posição Abandonada”, “ Dança da Morte no Ano do Senhor”, “Morto na Lama”, “Soldado Moribundo”, etc.

1920-1924: Otto Dix produz a “gravura crítica” composta por 18 gravuras em metal e 13 litografias monocromáticas e a cores. As obras têm como tema central as conseqüências de uma guerra infeliz. A intenção de Dix é protestar e chocar.

A pintura crítica de Dix chocou profundamente a sociedade de então, causando danos momentâneos à carreira do gravador, logo resgatada e preservada pelos artistas pósteros.

1933: os nacional-socialistas alemães, que não aceitaram a dura crítica de Dix à guerra, chegaram a exonerá-lo da cátedra que exercia, retiraram suas obras dos museus e o impediram de expor seus próprios trabalhos.

1939: Otto Dix é preso pela Gestapo devido a participação no atentado de munique.

1944: faz parte das milícias nazistas e cai prisioneiro dos franceses.

1967: viajou a Grécia. Teve um ataque cardíaco que lhe paralisou uma mão. Continua recebendo prêmios e homenagens.

1968: Dix faz suas últimas litografias e, em 1969, morre em Singem.



Saiba mais AQUI e AQUI.

Por Miguel Eich

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.