terça-feira, 25 de agosto de 2009

Andy Wharol








Andy Warhol foi figura mais conhecida e mais controvertida do Pop Art, sendo reconhecido como o artista símbolo dessa arte.
Warhol mostrou sua concepção da produção mecânica da imagem em substituição ao trabalho manual, numa série de retratos de ídolos da música popular e do cinema, como Elvis Presley e Marilyn Monroe. O artista entendia as personalidades públicas como figuras impessoais e vazias, apesar da ascensão social e da celebridade.
Usando sobretudo a técnica de serigrafia, destacou a impessoalidade do objeto produzido em massa para o consumo, como garrafas de Coca-Cola (obra de 1962), as latas de sopa Campbell (1965), automóveis, crucifixos e dinheiro. Em 1967, ele se apropria da imagem da atriz norte-americana Marilyn Monroe e a reproduz em seqüência, sobre a qual aplica várias combinações de cores. Ao retratar Marilyn com a mesma lógica com que retrata a lata de sopa, Warhol quer mostrar que, em uma sociedade de massa, o mito é tão descartável quanto uma lata. A obra de Andy Warhol expunha, sobretudo, uma visão irônica da cultura de massa. No Brasil, seu espírito foi incorporado pois nosso pop usou da mesma linguagem, mas transformou-a em instrumento de denúncia política e social.


Capa do album do The Velvet Underground


Apropriação da imagem de Marilyn Monroe

Lata de sopa Campbell (1965)


4 comentários:

  1. Anos depois da morte de Andy Warhol ele continua sendo um ícone da arte reconhecido no mundo inteiro. Seus trabalhos influenciam até hoje a moda, design, arte, publicidade e cinema. Seu legado é utilizado de diversas formas, recentemente na Estação Pinacoteca de São Paulo aconteceu a maior exposição dedicada a este artista na América Latina. A exposição trouxe suas principais obras, dando a rara oportunidade para os brasileiros poderem ver de perto as imagens que fizeram história e que influenciaram a arte e ainda influenciam em muitos aspectos da sociedade de consumo moderna. Se olharmos as obras de Andy temos a impressão de que foram feitas nos dias de hoje, ele foi capaz de captar o mundo que iria surgir com antecedência. Um mundo comercializado, com temas vinculados ao comércio, aos bens de consumo e ao culto as celebridades. A lata de Sopa Campbell's e a garrafa da Coca-Cola se tornaram símbolos do consumismo e são usadas repedidamente em variados trabalhos publicitários. Essas imagens que nasceram na publicidade em uma época em que tudo estava cmeçando e crescendo no mundo da comunicação são até hoje referência para criações inspiradas na Pop Art. Os dias passam e suas influências permanecem, volta e meia vemos na mídia vínculos criados com as obras de Andy Warhol e a publicidade, seja em campanhas inspiradas na Pop Art ou em peças publicitárias singulares. Pelo sucesso e inteligência encontradas na arte de Andy Warhol podemos prever que sua marca ficará para sempre na arte e na comunicação, como ícone da Pop Art este artista fez com que muitos hoje e no futuro tomem conhecimento de sua arte.

    ResponderExcluir
  2. Vi um filme sobre Edie Sedgwick, a garota de Andy Warhol, recomendo para conhecer um pouco mais sobre o artista...
    E gostaria de posteriormente, receber comentários sobre o filme. Para ver se minha visão sobre Andy Warhol não está sendo muito crítica ou amadora.
    De qualquer forma, admiro muito toda a sua obra.

    ResponderExcluir
  3. Comentário acima: Larissa Bittencourt - Estética e História da Arte

    ResponderExcluir
  4. Olá, Larissa!
    Obrigada pela recomendação de cinema. Ainda não vi este filme. Assim que assistir, vou comentar, sem dúvida.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.